Músico prodígio, Lee Ritenour já conta com mais de 50 anos de carreira.

Pedro Henrique Bacalhau

Lee Mack Ritenour, ou simplesmente Lee Ritenour, é um guitarrista e compositor norte-americano de Los Angeles. O guitarrista de 67 anos, já foi indicado ao Grammy 17 vezes e já dividiu os palcos com grandes nomes da música como o guitarrista Larry Carlton e o baixista de jazz renomado mundialmente, Marcus Miller.

 

Início da carreira de Lee Ritenour

Aos 8 anos de idade, Lee Ritenour começou a dar suas primeiras notas no violão, onde 4 anos depois decidiu a seguir carreira na música. Quando adolescente, tocou em seu primeiro grupo, chamado The Esquires, sendo assim, quando o líder do grupo The Mamas and Papas, o ouviu tocar aos 15 anos, o convidou para poder fazer uma gravação de estúdio para a banda. Mesmo tendo talento suficiente para poder ser contratado por estúdios, Lee resolveu continuar seus estudos. Cursou violão clássico ao lado de Chris Parkening na Universidade do Sul da Califórnia (USC). Ritenour permaneceu na USC por dois anos e meio, até ter a oportunidade de tocar nada mais, nada menos do que com o músico brasileiro, Sérgio Mendes. Em tour com Sérgio Mendes, foi o pontapé inicial para que Ritenour fosse introduzido à música Latina e a grandes músicos como o pianista americano, Dave Grusin. 

 

Ritenour e seus trabalhos nos anos 70 e 80

A carreira solo de Ritenour, começa no ano de 1976 quando lançou seu primeiro álbum “First Course”, que foi um álbum que tinha a sua musicalidade enraizada no jazz funk dos anos 70. Já no ano de 1979, foi convidado para poder fazer guitarra em Run Like Hell, do álbum The Wall do Pink Floyd e também fez guitarra em One of My Turns, mas como guitarrista “não-creditado” de forma oficial. Em 1981, Lee Ritenour começou a incrementar em seu repertório uma levada mais pop em suas músicas, começando pelo álbum lançado no mesmo ano, “Rit”. A música “Is It You”, com vocais de Eric Tagg, alcançou a 15ª posição no ranking da parada pop da Billboard e a vigésima sétima no álbum Rit / 2, lançado em 1982.

Dos anos 2000 aos anos atuais

No ano de 2004, Ritenour fez o que poucos músicos fizeram durante a carreira, concluiu um projeto que englobasse toda a retrospectiva de sua carreira com parcerias de músicos ao qual tocou em toda a sua trajetória, no álbum Overtime. Foi lançado em 2005, de forma especial, sendo um disco, um dvd duplo e também um HD DVD. Entre os músicos presentes, estão nomes como Dave Grusin, Harvey Mason, Nathan East e o tecladista brasileiro, Ivan Lins. Em 2010, lançou para poder comemorar os seus 50 anos de carreira, o álbum “6 String Theory”, que faz referência a 6 áreas da música que possibilitam o uso do violão. Esse projeto, levou Ritenour no mesmo ano,  a fazer um concurso, “Yamaha 6 String Guitar Competition” em parceria com a Yamaha e a D’Addario Strings.

Abaixo, uma das músicas mais marcantes da carreira de Lee Ritenour, Is it You

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *