8 músicas para entender Homem-Aranha: Longe de Casa

Homem-Aranha: Longe de Casa mostra Peter Parker em férias na Europa acompanhado por uma eclética trilha sonora de canções pop internacionais e sucessos clássicos dos anos 70 e 80.

Em conjunto com Nick Fury, Maria Hill e um novo personagem, Mysterio, Peter deve salvar o mundo dos Elementais – criaturas poderosas compostas de terra, vento, água e fogo.

Assim como em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o compositor Michael Giacchino assina a trilha sonora do filme. Além do tema original do Homem-Aranha, estão presentes novas faixas como “Brad to the Drone” e “Magical Mysterio Tour“.

Além disso, toda vez que o talento de Giacchino não fornece acompanhamento musical ao filme, a trilha sonora de Homem-Aranha:  Longe de Casa apresenta músicas cativantes que destacam o sabor internacional da história.

1. I Will Always Love You (Whitney Houston)

Quando o filme começa e o logotipo da Marvel Studios aparece na tela, a balada “I Will Always Love You”, de Whitney Houston, invade nossos ouvidos.

A música continua como tema em um vídeo in memoriam homenageando os Vingadores. O vídeo é criado por colegas de Ensino Médio de Peter. É uma produção tocante e ao mesmo tempo hilária.

O tema evidencia a dificuldade de Peter Parker em superar a partida de Tony Stark, o Homem de Ferro, com quem mantinha uma bonita relação de amizade. O abalo emocional se agrava ainda mais quando Peter descobre que Stark confiou à sua guarda os poderosos óculos EDITH.

2. Stella Stai (Umberto Tozzi)

“Stella Stai”, de Umberto Tozzi, toca enquanto Peter e os amigos de Ensino Médio estão no avião rumo à Veneza, a bela cidade no norte da Itália.

Peter não quer saber de vilões. Para garantir que estará longe de atos de heroísmo, ele fez questão de deixar o uniforme do Homem-Aranha muito bem guardado em casa.

O rapaz só deseja curtir as férias e conseguir se aproximar de MJ, a menina de quem gosta. A Itália é um cenário perfeito! Há algo mais romântico do que a Língua Italiana?

3. Bongo Cha Cha Cha (Caterina Valente)

Peter descobre na revista do aeroporto que a tia colocou na mala o traje clássico do Homem-Aranha contra sua vontade.

A música “Bongo Cha Cha Cha”, de Caterina Valente, acompanha o momento constrangedor em que a bagagem é examinada por uma policial.

Não há nada de errado em transportar um uniforme do Homem-Aranha, mas outro item dentro da mala encrenca o aracnídeo: uma banana. A fruta é impedida de entrar na Itália.

Pelo menos não foi cocaína… Imagina só Peter Parker em apuros com a Interpol, protagonizando um episódio daquela série da National Geographic que mostra traficantes barrados em aeroportos? Que horror!

leia também: Paul McCartney adora o Brasil

4. Amore di Tabacco (Mina)

A música “Amore di Tabacco”, de Mina, toca enquanto Peter e os colegas passeiam na bela Veneza.

Peter aproveita o primeiro dia de férias para comprar um presente para a amada ao som do timbre inconfundível e poderoso de Mina.

Mas, na volta, alguma coisa acontece de errado: um monstro em forma de água ataca Veneza e destrói parte de um museu dedicado ao gênio Leonardo da Vinci, mesmo com o esforço de Peter para impedir tamanha desfeita.

O monstro é derrotado por Quentin Beck, um sujeito apelidado como Mysterio por um programa de televisão italiano.

5. Slnko (Marcela Laiferová)

Nick Fury convoca Peter a trabalhar para derrotar os Elementais em conjunto com Mysterio.

O Homem-Aranha rechaça a possibilidade. Ele quer curtir as férias com os colegas na Europa, e nada mais. Então, só resta uma alternativa para Fury: sequestrar a turma de Peter Parker.

A divertida e dançante “Slnko”, da eslovaca Marcela Laiferová, anima o trajeto dos colegas de Peter até o novo destino turístico da turma (e do mostro): Praga, na República Tcheca.

Talvez seja a minha música preferida do filme.

6. Moravian Polka (Vladimir Pffefer e Jaroslav Fuksa)

No exótico país da Europa Central, depois de ser fotografo de cueca ao lado de uma agente da Shield e quase assassinar acidentalmente o colega que ameaçou divulgar a imagem, Peter precisa encontrar uma maneira de proteger a turma contra o novo ataque de um monstro Elemental que está prestes a acontecer.

Para permanecer a salvo, eles não podem participar de forma nenhuma do badalado carnaval a céu aberto de Praga.

O rapaz conta com a ajuda dos poderosos óculos de Tony Stark, EDITH, para fazer com que os colegas permaneçam em um lugar fechado durante a passagem do vilão: uma sonolenta ópera.

Peter escapa do evento para enfrentar o monstro. MJ, sua amada, desconfia e decide segui-lo. Ned e Betty, colegas de Peter, também fogem para o carnaval, onde “Moravian Polka” de Jaroslav Fuksa e Vladimir Pffefer pode ser ouvido.

A festa é atacada por um Elemental, mas Mysterio o derrota. Depois, o herói da noite compartilha uma bebida com o Homem-Aranha no bar mais próximo.

Em uma cena comovente, Peter entrega os óculos de Tony Stark para Mysterio, em quem enxerga a capacidade de se tornar o novo Homem de Ferro. Ledo engano.

7. Back in Black (AC/DC)

Peter descobre que cometeu um grave erro ao entregar os óculos de Tony Stark para Mysterio: o herói, na verdade, é vilão.

Não muito tempo depois, ele confronta Mysterio, mas durante a luta é atropelado por um trem e acorda na Holanda.

Os monstros Elementais não passam de uma farsa montada por Mysterio para ganhar a confiança de Peter e conquistar os óculos EDITH.

Desesperadamente em busca de ajuda, Peter chama Happy Hogan, que chega em um jato Stark equipado com um laboratório que permite a Peter criar um novo traje do Homem-Aranha.

Enquanto trabalha, ele vibra com o mais do que clássico “Back in Black”.

“Eu amo Led Zeppelin!”, confessa o herói, referindo-se ao famoso grupo musical britânico ao ouvir as batidas… da banda australiana AC/DC.

Ok. Vamos perdoá-lo! Peter ainda estava desorientado. E, além do mais, o que vale é a intenção…

8. I Wanna Be Your Boyfriend (Ramones)

Uma vez que o mundo é salvo no final do Homem-Aranha: Longe de Casa, Peter e MJ oficializam o relacionamento, de mãos dadas, enquanto caminham pelo aeroporto, ao som de “I Wanna Be Your Boyfriend”, dos Ramones.

Ufa! Quantas emoções, não é verdade? Isso porque eu não falei das cenas pós-créditos (que reservam grandes surpresas).

Se você pretende fazer um tour de férias pela Europa, estou aqui para te ajudar. Anota aí a trilha sonora completa de Homem Aranha: Longe de Casa e boa viagem!

  1. I Will Always Love You – Whitney Houston
  2. If You’re Snappy And You Know It – Mick Giacchino
  3. Stella Stai – Umberto Tozzi
  4. Bongo Cha Cha Cha – Caterina Valente with Werner Müller and His Orchestra
  5. Amore Di Tabacco – Mina
  6. Slnko – Marcela Laiferová
  7. Snad jednou ti dám – The Matadors
  8. Deux Arabesques – Claude Debussy
  9. CRSD – Flipbois
  10. The Devil’s Wall – Bedřcih Smetana
  11. Moravian Polka – Jaroslav Fuksa and Vladmir Pffefer
  12. Town Called Malice – The Jam
  13. EUROFLASH – Eugene Thompson
  14. Wat Mout Ik Met Zo’n Man – Jantina Noorman
  15. Back In Black – AC/DC
  16. I Wanna Be Your Boyfriend– Ramones
  17. Vacation – The Go Go’s
  18. A Message To You, Rudy – The Specials

O que você achou da trilha sonora de Homem-Aranha: Longe de Casa? Eu, particularmente, estou muito satisfeito. Conta aí sua opinião nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *